"Existe vida antes do primeiro livro" - Resenha

 


"Existe vida antes do primeiro livro" - Resenha

"Existe vida antes do primeiro livro" é o primeiro livro de Cinthia Dalla Valle e nele ela nos conta sobre suas ansiedades, dúvidas e micos, ao pensar em publicar um livro. Cinthia mostra toda sua autenticidade e generosidade como escritora. De forma simples, despretensiosa e envolvente, incentiva os escritores iniciantes a perseguir esse grande sonho sem se deixar abater por críticas e evitando a qualquer custo a autossabotagem.
Na primeira parte do livro, ela nos fala da sua premissa desde muito jovem: "só sei que sei escrever". A partir daí revela as dificuldades no caminho: como quebrar os mitos que nos fazem pensar não termos o tal "dom da escrita", nunca boicotar a própria escrita, impedir que a ansiedade te desvie do seu propósito e evitar o bloqueio do escritor. De forma corajosa e leve, ela fala sobre suas vulnerabilidades como pessoa e como enfrentar as críticas a que todos nós estamos expostos quando resolvemos dar nossa "cara a tapa" e enfrentar um concurso, ou uma oficina de escrita ou publicar seus textos num blog. Ao mesmo tempo, o livro é cheio de dicas de como alcançar seu propósito final: publicar o primeiro livro. Em um delicioso capítulo nos conta sua forma de criar um repertório de histórias abrindo um antigo baú cheio de pérolas como fotos antigas, cartas, uma flor seca e um diário da infância.
Na segunda parte do livro, já se considerando uma escritora de verdade, ela nos fala dos prerrequisitos para uma escrita madura e produtiva: a indispensável disciplina, como encontrar sua voz na escrita e a necessidade de muita leitura de boa qualidade, de onde vem nossa inspiração e aprendizado de técnicas de escrita. Fala também da dúvida sobre participar ou não de concursos e da importância das oficinas e dos grupos de escrita.
Sim, existem muitos outros livros sobre a escrita com dicas e sugestões. Mas nunca é demais se falar sobre isso, porque cada escritor tem a sua forma peculiar e autoral de dizer a mesma coisa e é isso o que nos faz únicos dentro desse mercado cada vez mais competitivo.
Esse livro é a prova disso. Como uma escritora iniciante, que ainda não publicou um livro, posso dizer que "Existe vida antes do primeiro livro" é tão criativo e importante como os livros de escritores famosos sobre o assunto.


Comentários

  1. Não vejo a hora ter o livro em mãos, porque tenho certeza que ele será um companheiro nesse momento. Nada como saber que não estamos sozinhos/sozinhas nessa jornada. Rachel, obrigada pela resenha. E Cinthia, obrigada por compartilhar suas experiências.

    ResponderExcluir
  2. Nossa Rachel, que resenha generosa!!! Muito obrigada de coração! Fico feliz que o livro tenha gerado esse impacto positivo em ti. Existe vida antes do primeiro livro e a gente sabe disso, né? Obrigada por fazer parte da minha trajetória e da minha escrita! Um beijo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Espinheira Santa

“Histórias quase, quase, quase, quase comuns.” - Resenha