Espinheira Santa


                        

Há poucas semanas, eu voltei a um dos meus lugares preferidos, depois de muitos anos. Como sempre, eu me senti onde devia estar. No lugar onde posso me desligar das grandes e pequenas coisas, infinitas coisas que temos que fazer todos os dias, que temos que escutar ou ver acontecer, providenciar, aturar. Longe das notícias de um mundo doente, veneno que engolimos e respiramos e que vai direto ao coração.

Eram dois dias longe de tudo isso e perto da calma e da natureza no grande santuário no interior de Minas Gerais, destinado à cura e ao encontro interior. 

Normalmente eu durmo muito bem quando estou nesse lugar pra lá de especial, mas naquela noite meu corpo deu um sinal misterioso e completamente novo para mim. Uma forte dor de estômago, queimando, me acordou no meio da silenciosa madrugada. Eu estava sozinha no quarto, graças à epidemia que mudou toda a logística de acomodação dos visitantes. Sem nenhum medicamento e sem a quem pedir àquela hora. Tudo escuro e silencioso. Foram algumas horas de espera angustiante até que a dor passou e eu consegui dormir um pouco.

No dia seguinte conheci a Espinheira-Santa.

Assim que levantei, por volta das 5:30h da manhã, o sol já brilhava e os pássaros estavam no meio da sinfonia matinal. Saí de meu quarto e encontrei uma das moradoras do lugar. Depois de alguns minutos, eu estava conversando com a médica responsável pelas muitas pessoas que procuram cura ou alívio para alguma doença. Foi ela quem me entregou o pequeno vidro de Espinheira Santa. 21 gotas 3 vezes ao dia, foi o que ela disse e logo comecei a tomar.

Não foi minha primeira experiencia com fitoterápicos, já tomei vários. Mas nenhum como aquele, produzido ali mesmo, com muito cuidado desde a colheita das plantas, todas elas nativas, sem muita interferência do ser humano.

Bastou as primeiras gotas para eu me sentir melhor, e depois de dois dias meu estômago voltou ao normal. Nos dias seguintes, notei também que meu intestino estava funcionando muito melhor.

Os fitoterápicos produzidos neste lugar são especiais, mas você pode encontrar bons produtos nas melhores farmácias de manipulação, tanto tinturas como extratos. E as folhas para chá em mercados municipais ou na sua própria horta.

Vale a pena experimentar se você tiver a atitude interior de entrega, boa vontade e  gratidão.

Indicações: - afecções gástricas como gastralgias, úlceras pépticas ou duodenais; afecções intestinais como cólicas e flatulência – uso interno como chá (infusão ou decocção) ou tinturas.

                   - úlceras ou feridas de pele – uso externo na forma de banhos locais ou compressa, tendo ótimo efeito cicatrizante. Usar o chá por decocção.

Onde comprar: As folhas secas podem ser compradas em mercados municipais e as tinturas, recomendo procurar em uma boa farmácia de manipulação. Se você tem oportunidade de colher a Espinheira -Santa no seu habitat natural e utilizá-la para o chá ou a tintura, faça isso, para que possa se beneficiar de toda energia e generosidade da planta. E não se esqueça de agradecer por isso.

Contraindicação: Não se recomenda o seu uso para mães que amamentam porque pode reduzir a quantidade de leite.


Comentários

  1. Ahh que maravilha! Sou chegadinha num fitoterápico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os fitoterápicos são ótimos, quando bem manipulados. Bjs, Camila!

      Excluir
  2. Bom saber de tudo isso. Obrigada por compartilhar Rachel! Também adoro um fitoterápico! :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Vida Real- 3ª parte- O caminho sagrado do Yoga

Mudança interior

Real Life- 3ª part- The divine path of Yoga